sábado, 9 de abril de 2011

Segunda derrota consecutiva


Depois da derrota da semana passada, em «casa» frente ao Fiães, voltámos a perder, desta feita no pequeno sintético de Arouca, curiosamente pelo mesmo resultado (6-3) com que tínhamos ganho em Aveiro no jogo da primeira volta.

Foi um jogo em que entrámos praticamente a perder, em que voltámos a defender mal e com uma arbitragem que, diga-se, também nos prejudicou.

Estivemos a perder por 0-2, mas ainda conseguimos ir para o intervalo a ganhar por 3-2, com golos de Pedro Marques, Martim e João Pedro. Contudo, e como quase sempre acontece, na segunda parte, a nossa equipa «eclipsou-se». O Arouca soube aproveitar bem o contra-ataque, produziu melhor futebol e ainda tirou partido do trabalho de um árbitro que chegou tarde ao jogo e que conseguiu assinalar um golo na sequência de um remate que foi...à trave da baliza de João Tiago. Para além deste lance caricato, ficámos também com a ideia que ficou por marcar uma grande penalidade contra o Salesianos de Arouca. Mas não foi por causa da arbitragem que perdemos. Perdemos porque o adversário foi melhor, porque voltámos a sofrer muitos golos (Goes foi o menos mau do sector recuado), porque continuamos a jogar pouco futebol (é pontapé para a frente, à espera que as nossas individualidades resolvam), porque os nossos jogadores não têm liberdade para se soltarem, porque estão sem confiança e porque os habituais titulares são sempre sujeitos a muitos minutos de jogo como se não existissem suplentes no banco. Ricardo, Ruben, Filipe Praça e Ivo jogaram 20 segundos, situação caricata e que deveria merecer da parte da Direcção da Academia um forte reparo. Há objectivos, mas também há que saber o que é futebol de formação e é possível jogar para ganhar sem ter que humilhar miúdos como aconteceu em Arouca.. Uma vergonha que não dignifica o nosso clube. Repito: 20 segundos!!! Quando conto isto a alguém que percebe o minimo de futebol, ou pensa que estou a birncar, ou diz simplesmente que é lamentável e inadmissivel.

O primeiro lugar ficou muito mais longe, mais ainda há praticamente uma segunda volta inteira para jogar! Vem aí o Feirense e há que regressar às vitórias.

Força Beira-Mar!

6 comentários:

  1. E vão duas (2) derrotas seguidas…

    Esta Equipa que não estava habituada a perder, sofre, em duas semanas seguidas, duas derrotas pesadas e que espelham por si só o estado actual do seu futebol.

    Sem querer entrar no campo dos nossos “misters”, porque torna-se mais cómodo e fácil para quem comenta do que para quem tem que tomar decisões, parece-me que estamos perante uma Equipa demasiado cansada, porque cede principalmente nas segundas partes, amarrada tacticamente, porque está mais preocupada em destruir o jogo do adversário do que propriamente em construir o seu próprio, que aparenta uma total falta de confiança, fruto da falta de poder físico e opções tácticas que se espelham na sua forma algo trapalhona de jogar…

    Digo tudo isto porque conheço o real valor desta Equipa e o quanto ela pode render não só pelo valor das suas individualidades mas principalmente pelo seu todo que como já ficou perfeitamente provado em situações anteriores pode e deve fazer muito mais.

    Até hoje e não querendo tirar mérito aqueles que nos venceram, não vi nenhuma Equipa que tivesse valor suficiente para, em situação normal de jogo, nos vencer por tão larga margem no marcador.

    É preciso urgentemente repor os índices de confiança porque quem viu os treinos de conjunto realizados nas duas últimas quartas-feiras contra a equipa de 2001 e as exibições realizadas tanto individualmente como colectivamente não pode nem deve ficar de braços cruzados, não pode nem deve aceitar de ânimo leve resultados como os verificados nos dois últimos jogos, não pode nem deve efectuar experiências nos treinos com sucesso e depois não as aplicar nos jogos, não pode nem deve manter sempre o mesmo esquema táctico quando tem matéria prima suficiente para, nos treinos de quarta-feira, ensaiar outras alternativas que permitam, quando para isso forem necessárias, alterar a nossa forma de jogar e com este pequeno passo aumentar as hipótese de controlar o jogo e mais facilmente chegar à vitória.

    Neste momento menos bom de todos nós é preciso, acima de tudo, estar ao lado dos nossos “misters”, transmitindo-lhes o nosso apoio mas também e ao mesmo tempo alertá-los para aquilo que muitas das vezes se vê perfeitamente do lado de fora mas que lá dentro é mais difícil de se notar…

    Se efectivamente queremos chegar a bom porto e com sucesso, temos que o fazer em conjunto “Misters”,” Jogadores” e “Pais” porque esta foi, é e será sempre uma modalidade colectiva e não individual…

    Prato de Arroz

    "Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê
    um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira
    para o chinês e pergunta:
    - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
    E o chinês responde:
    - Sim, geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores!


    "Respeitar as opções do outro "em qualquer aspecto" é uma das maiores
    virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem
    diferente e pensam diferente.

    Nunca julgue. Apenas compreenda".

    ResponderEliminar
  2. Carissimo:
    Na primeira volta, quando o beira mar ganhou seis três aos salesianos de Arouca, deixei um comentario neste blog, onde critiquei fortemente a arbitragem, e na resposta, V. Exa num tom irónico respondeu que nestas idades não é credivel falar em arbitragens....bla..bla..bla...
    Agora depois de terem perdido pelo mesmo resultado vem v. exas falar da arbitragem?????
    Uma bola que foi á barra e não entrou??? Qualquer pessoa minamente entendida em futebol e leis da fisica sabe que aquela bola chutada do lado esquerdo ao canto superior direito da baliza num voltaria direta ao lado esquerdo, mas sim iria sair pelo fundo do relvado ou pela lateral direita... O que aconteceu, e eu sei que no fundo você tambem sabe, é que a bola bateu no ferro triangular no interior da baliza, daí ter ido ao solo e voltado para o mesmo lado de onde tinha partido.... O penalty??? Nem merece comentarios.... e já agora para finalizar, alguns elementos dos salesianos de Arouca no jogo da 1ª mão foram criticados por alguns elementos do beira mar e apoiantes, e depois em Arouca no fim do jogo foi o que se viu...enfim... Um abraço e bom jogo para os traquinas do beira mar para os proximoas jogos....

    ResponderEliminar
  3. Senhor Antonio Tavares…

    A lei da compensação pode trabalhar a seu favor ou contra você, dependendo da maneira como você a orienta. Podem passar-se muitos anos para o castigo se seguir à transgressão, ou a recompensa à virtude, mas a compensação sempre o encontrará…

    Para além disso Galileu, para qualquer pessoa minimamente entendida, dizia que o estudo sobre movimentos requeria experiências mais cuidadosas…

    Assim, após várias experiências, tanto Galileu como Newton perceberam que um corpo pode se movimentar sem que nenhuma força esteja actuando sobre ele…

    Com tudo isto quero apenas dizer que em relação ao golo e contrariamente à sua posição no campo de jogo, distante do local a mais de 15 a 20 Mts, e ao erro de refracção apresentado por si na conclusão da jogada, estando eu posicionado atrás da baliza a +- 1,5 a 2 Mts, posso-lhe garantir, com toda a certeza e isenção, que se tratou apenas de um golo “fantasma” que originou o 4-3 que ao embater quase simultaneamente na trave e no poste foi considerado “Golo” pelo juiz da partida, influenciando o resultado, desrespeitando o esforço e dedicação de crianças de apenas 8/9 anos e que não podem nem devem ser incluídas nos interesses daqueles que muitas das vezes se esquecem que não são nem podem ser os intervenientes principais destes encontros de formação.

    Para finalizar e porque não nos achamos diferentes nem superiores aos outros, gostaria de agradecer a forma como fomos recebidos em Arouca e desejar ao mesmo tempo sucesso desportivo para os traquinas A do Arouca para os jogos que se avizinham.

    “Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa”…

    ResponderEliminar
  4. Sr. Jose Luis Silva, apos ter lido o seu comentário, em relação ao meu comentário, só depreendo o seguinte:
    Para si, no jogo da primeira mão em Aveiro, o copo estava meio cheio, na segunda mão em Arouca o copo estava meio vazio...
    No meu entender, apesar de tudo o que se possa falar dos dois jogos, há duas verdades inequivocas,:
    No jogo de Aveiro, na primeira parte o Arouca esteve melhor, na segunda parte o beira mar arrasou... Na segunda volta em Arouca, tivemos uma primeira parte equilibrada e uma segunda parte em que os traquinas de Arouca arrasaram por completo a equipa do Beira Mar...

    ResponderEliminar
  5. Senhor António Tavares..

    Aconselho-o a ler atentamente tudo o que foi dito e escrito nos dois (2) jogos entre as duas Equipas, porque não pode nem deve ser apenas, "quando se perde tudo está mal..." e "quando se ganha tudo está bem..."

    "Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."

    Já fui...

    ResponderEliminar
  6. e já foi tarde...

    ResponderEliminar