segunda-feira, 7 de junho de 2010

Fim de um ciclo



Tenho a minha consciência tranquila, ou seja, nestes dois anos em que assumi o cargo de seccionista da equipa de 2002 do Sport Clube Beira-Mar, dei o melhor de mim, em prol do clube, mas acima de tudo, em prol dos nossos meninos.

Agradeço ao Marques o convite que me formulou na altura, mas tenho que agradecer ainda mais, a todos os meninos com quem privei, porque me permitiram desfrutar de uma experiência fantástica.

Guardarei para sempre muitos dos momentos passados, ora no «banco» de suplentes, ora no balneário, ora nos jogos e torneios disputados, ora em convívios em que todos participámos.

Mas tudo tem um fim e eu acho que na próxima época há que dar lugar a outros. Desta forma, já dei a conhecer ao nosso Coordenador a minha decisão de não continuar como seccionista na próxima temporada. É óbvio que, sendo pai do Filipe e por gostar do Beira-Mar e muito especialmente da nossa «super» equipa, não vou abandonar por completo o grupo de trabalho. Não, nada disso. Vou continuar a ser um pai presente, com sentido critico construtivo e disposto a ajudar aqui e ali no que puder vir a ser preciso. Mas, por vários motivos, que julgo não ser importante revelá-los aqui, tomo esta decisão em perfeita consciência e depois de muito pensar se haveria ou não de a levar em diante. Está tomada.

Mais importante é levar esta equipa para a frente. Fazer evoluir os nossos meninos como futebolistas, mas acima de tudo, como seres humanos. Impor-lhes regras, valores, fazer-lhes sentir o clube e incutir-lhes sempre o sentimento de fair-play.

Tenho também que ser sincero e dizer que, independentemente de ninguém me poder apontar o que quer que seja que tenha feito voluntariamente algo de errado para com os míudos, senti, aqui e ali, algumas criticas que me desanimaram. E desanimaram-me porque esta função de seccionista não é mais do que uma tarefa de voluntariado mas que acaba por acarretar trabalho e responsabilidades. Seja como for, também não quero deixar de agradecer a todos os que sempre me respeitaram, independentemente de nem sempre partilharem a mesma opinião em variadíssimos assuntos relacionados com a nossa equipa.

Esta foi, e todos sabemos porquê, uma época desgastante, com muitos atritos e, há que dizê-lo com frontalidade, com muitas criticas ao , o nosso treinador. Pois sem querer estar a «virar a água ao bico» e sabendo de antemão que o também terá falhado em muitos aspectos, julgo ser de toda a elementar justiça, agradecer-lhe pelo trabalho desenvolvido ao longo destes anos, quanto mais não seja pela sua total dedicação e por ter feito evoluir a nossa equipa.

Uma equipa é constituída por vários elementos e nós somos uma verdadeira equipa, por isso, não vai ser dificil encontrar um outro pai que possa assumir o cargo de seccionista na próxima época. Vão ver que tenho razão!

Um abraço,

Pedro Neves

2 comentários:

  1. Pedro, tenho pena que deixes o cargo. Acho que tens o perfil ideal para lidar com as crianças. Sabes ser exigente, mas ao mesmo tempo ter a paciência necessária para «aturar» os nossos meninos. E não precisas de «berrar» e ainda consegues brincar com eles. Eu como pai, só tenho a agradecer-te, mas lamento que muitas das vezes tenhas sido injustiçado por pessoas da nossa própria equipa.
    Acredito que ainda repenses esta tua decisão, mas mesmo que isso aconteça sei que estarás sempre do lado dos nossos jovens atletas.

    ResponderEliminar
  2. Embora compreenda as razões invocadas, não posso de deixar de lamentar esta tua decisão, principalmente quando considero que se trata de uma grande perda para os nossos jovens atletas que sempre viram em ti uma referência a ter em conta, principalmente quando havia necessidade de intervir em situações mais delicadas e nas quais sempre puderam contar com o teu pleno apoio.

    Espero sinceramente que com esta tua decisão não venhamos a ter mais uma "desistência" deste grupo maravilhoso que embora sólido não pode nem deve abdicar das suas referências.

    Sei também que foi uma época muito desgastante, pelos motivos que todos nós conhecemos, principalmente para quem esteve por dentro de todas as questões que levaram a tal,e por esse facto, espero sinceramente que após o descanso merecido que se aproxima, possas com mais serenidade repensar a tua posição, tendo sempre em conta, principalmente, aqueles que mais vão sentir a tua ausência.

    O meu obrigado pelo contributo que sempre deste em prol do Grupo, esperando que na nova época continuemos a contar contigo num cenário mais realista e de acordo com o pretendido por todos nós para os nossos jovens atletas.

    ResponderEliminar