quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O nosso primeiro adversário: Oliveirense


A União Desportiva Oliveirense, com quem jogamos no domingo, às 15 horas, é o clube mais representativo do Concelho de Oliveira de Azemeis e foi fundado em 1922, curiosamente o ano de fundação do SC Beira-Mar.

Para além do futebol, tem no basquetebol e no hóquei em patins as outras duas principais modalidades.

No hóquei, há muito que milita na primeira divisão nacional, onde tem conseguido regularmente classificações que lhe permite disputar as competições europeias. A sua equipa sénior tem em Tó Neves, jogador-treinador, a sua principal referência.

No basquetebol, a Oliveirense ainda há pouco tempo era uma das melhores equipas da extinta Liga Profissional, mas por motivos financeiros, a secção foi obrigada a deixar o principal campeonato português e recomeçar pelo nível mais baixo (CNB2). Tal como aqui, a história é idêntica à do Beira-Mar, incluindo o título de campeão nacional do CNB2 alcançado no ano passado e a consequente subida ao CNB1 (terceiro escalão da modalidade), onde esta temporada medirá forças com o SC Beira-Mar.

Ao nível do futebol sénior, milita na Liga de Honra, tendo no ano passado lutado até à ultima jornada pela subida à I Liga. A equipa oliveirense é treinada por Pedro Miguel, curiosamente um ex. jogador do Beira-Mar, técnico que tem vindo a realizar um excelente trabalho.
Em termos históricos, a Oliveirense só por uma vez marcou presença na I Divisão nacional, mais concretamente na longínqua temporada de 19445/46.





Sem comentários:

Enviar um comentário